segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Eclesiastes 11:1-6 A generosidade!

Salomão fala da disposição que os cristãos devem ter a fim de praticar atos generosos em favor dos necessitados (Ec 11:1). Devemos contribuir liberalmente, pois é possível que um dia talvez nós mesmos venhamos a enfrentar uma grande necessidade (2ª Co 8:10-15). Contribuir, de modo sacrificial, fez parte essencial do ministério de Jesus Cristo aqui no mundo (2ª Co 8:9 ; Lc 12:15).
Salomão faz referência à maneira de semear trigo no Egito, quando se espalhavam sementes sobre as águas que inundavam seu território a cada ano, ocasião em que o rio Nilo transbordava. Aparentemente, os grãos semeados ficavam esquecidos e soterrados, mas no tempo exato surgia a colheita. O cristão tem a certeza de que aquilo que hoje semeia com zelo será grandemente abençoado no futuro (Hb 6:10 ; Ap 22:12).
Eclesiastes 11:1 ensina-nos a estabelecer bons empreendimentos, seja com recursos financeiros ou esforço pessoal. Incentiva-nos, também, a ser generosos para com os que padecem necessidades (Gl 6:9,10). A lei moral da colheita está sempre em harmonia com a da semeadura (Gl 6:7). Por isso, a pessoa generosa granjeia ampla recompensa (Mt 19:29), pois Deus é fiel em cumprir suas promessas para aqueles que investem no seu reino (Fp 4:19 ; 2ª Co 9:9).
Salomão faz um apelo à filantropia, ressaltando a prática de distribuir gratuitamente porções aos pobres, em ocasiões festivas (Ec 11:2 ; Ne 8:10). "Sete" como diz o sábio, analogicamente pode referir-se à perfeição; "oito" é além da obrigação (Lc 6:38). Jesus disse: "Se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas" (Mt 5:41). A primeira milha é a obrigação, a segunda é o amor (1ª Co 16:14).
Isto fala dos tempos de dificuldade quando se precisa de amigos e investimentos seguros. A necessidade pode vir ao que agora tem abundância (Fp 4:11-13). O escritor vive movido pela fé e pelo amor fraternal (1ª Co 13:1-8), honrando a Deus e ajudando o próximo. Assim estará preparado para qualquer calamidade ou prejuízo, porque contará com a providência de Deus (Fp 4:19).
A igreja deve ser caracterizada por um ministério de serviço. Cada membro deve agir como um servo da Palavra de Deus, compartilhando sua mensagem ousada e corajosamente. Não é uma tarefa fácil, pois a Palavra de Deus enfrenta violenta oposição, mas a igreja do Senhor não pode se acovardar diante dessa sua árdua, porém nobre missão (Mc 16:15). Em João 9:4, Jesus ressaltou: "Convém que eu faça as obras daquele que me chamou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar".
Em Cristo,

               Tarcísio Costa de Lima

Nenhum comentário: