segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Eclesiastes 5:1-6 Reverenciando a Deus!

O cristão sábio se mostra cauteloso quanto às práticas religiosas. Terá cuidado em realizar votos, mas também será cuidadoso em não fazer votos insensatos que o prejudiquem. Estas, dentre outras questões, incluindo a atitude de adoração apropriada, nos são fornecidas por Salomão, em forma de conselhos.
O cristão que teme ao Senhor, certamente se comporta com reverência na casa de Deus, e não com desrespeito. Precisamos estar espiritualmente preparados antes de adentrar a casa do Senhor, de modo que estejamos em condições de ouvir a sua voz e obedecer (Hb 3:7,8).
Em Eclesiastes 5:1, encontramos conselhos sobre o culto apropriado: "Guarda o teu pé, quando entrares na Casa de Deus; e inclina-te mais a ouvir do que oferecer sacrifícios de tolo". Salomão está expondo que devemos ter consciência do que fazemos quando vamos à casa de Deus. Ele não está se referindo somente à ida ao templo para ouvir a exposição da Lei, como também advertindo quanto a maneira de adoração a Deus (Hb 12:28).
Devemos nos inclinar mais a ouvir do que a falar (Ec 5:1,2). O apóstolo Tiago faz-nos esta mesma recomendação: "Sabeis isto, meus amados irmãos; mas todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar..." (Tg 1:19). Embora a comunidade cristã dê muito valor ao talento da eloquência, Tiago coloca a ênfase sobre o ouvir. Aquele que ouve atentamente a Palavra da Verdade progride na piedade (Tg 1:26). "O que guarda a boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios a si mesmo se arruína (Pv 13:3 ; 10:19). O cristão deve orar para que Deus o ajude a controlar a língua (Tg 3:2-13 ; Sl 141:3).
Depois de declarar que a conversa descuidada pode estragar nossa motivação pela retidão e levar-nos a pecar, Salomão fala também que "não devemos oferecer sacrifícios de tolos" (Ec 5:1,6). Quando estamos na casa de Deus, não podemos permitir que um falso entusiasmo nos leve a oferecer sacrifícios tolos, ou seja, que façamos um voto errado, onde não podemos cumprir, ou que nos prejudique. Salomão diz que é melhor não votar, do que votar e não cumprir (Ec 5:4,5).
Em Cristo,

                 Tarcísio Costa de Lima

Nenhum comentário: