quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Eclesiastes 8:10-14 O destino do pecador!

Deus não revelou ao homem como compreender todas as complexidades da vida, mas instrue a desfrutá-la como uma dádiva (Ec 2:24). Embora as desigualdades nas sociedades humanas sejam uma das grandes contradições do mundo, Deus, certamente, ajustará todas as contas com justiça: "Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más" (Ec 12:14).
"Assim também vi os ímpios sepultados, e eis que havia quem fosse à sua sepultura; e os que fizeram bem e saíam do lugar santo foram esquecidos na cidade; também isso é vaidade" (Ec 8:10). Com a frase: "Os ímpios sepultados", Salomão se refere aos incrédulos que são enterrados com homenagem e pompa, mas condenados espiritualmente. Estavam no templo, pareciam religiosos e dali foram para a condenação (Mt 7:21-23).
No mundo atual, comumente parece que o mal triunfa e os pecadores escapam ilesos, sem castigo (Sl 73). Deus, porém, nos assegura que chegará o dia do justo castigo dos malfeitores. Todavia, o Senhor dá tempo para que os ímpios se arrependam: "O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é logânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se" (2ª Pe 3:9). Deus não tem prazer na morte do ímpio (Ez 33:11).
Quando a justiça não é rapidamente executada, o aspecto restritivo da sentença é diminuido: "Visto como se não executa logo a sentença sobre a má obra, o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto a praticar o mal" (Ec 8:11 ; Rm 3:10-23). A justiça permanece, embora as piores iniquidades prevaleçam. Mas, afinal, chegará uma justa retribuição a todos. Então a iniquidade será julgada e a justiça vindicada (Ec 12:13 ; Ap 14:7).
A maldade do ímpio pode ser grande, e sua vida prolongada, mas há uma certeza de que os que "temem a Deus" tem segurança e felicidade. Salomão fala que: "Ainda que o pecador faça mal cem vezes, e os dias se lhe prolonguem, eu sei com certeza que bem sucede aos que temem a Deus" (Ec 9:12). Ele desperta a idéia de uma vida gloriosa após a morte para os piedosos (Jo 14:1,2). Isto significa que o homem piedoso tem esperanças além da sepultura (1ª Ts 4:13-18). Para o ímpio a morte será o seu fim (Hb 9:27).
Em Cristo,

                Tarcísio Costa de Lima

Nenhum comentário: