quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Eclesiastes 7:1-9 O valor das complexidades da vida!

Eclesiastes 7 fala dos vários aspectos da vida que causam tristeza e sofrimento. Sete frases, em forma de provérbios, começam com as palavras "melhor do que". Aprendemos com Salomão que há uma possibilidade de instrução nos sofrimentos e que Deus permite que a vida se consista tanto de bem como de mal, de modo que o homem não pode, de modo absoluto, determinar seu próprio futuro.
O ser humano necessita refletir sobre a morte, se preparando para a eternidade. As esperanças do homem, na maior parte das vezes, estão ligadas à prorrogação progressiva da morte e ao sonho de seu eventual banimento. No entanto, Salomão diz que diante da morte é mais fácil lembrar da necessidade de preparar-se para o juízo de Deus (Ec 7:4).
Para os judeus o nome estava ligado ao caráter da pessoa, algo que expressava a identidade do próprio ser humano. O caráter interior é mais crucial do que a fragrância exterior. Um homem sábio valoriza a boa reputação, evitando coisas que o desmoralize perante a sociedade (At 6:3,4 ; 1ª Tm 3:1-6).
O dia da morte tem mais a nos ensinar do que o dia do nascimento; suas lições são mais concretas e vitais. No nascimento o ambiente é de excitação e expansividade, não sendo apropriado pensar na brevidade da vida ou nas limitações humanas. Na casa onde há luto o ambiente é sério e a realidade torna-se mais evidente. A morte do cristão é melhor do que o dia do seu nascimento, porque marca o começo de uma vida melhor, junto a Deus (Fp 1:21-23).
Na casa do luto, o homem torna-se mais autêntico, pois vê o que a vida realmente é: um vapor (Tg 4:14). Onde há banquete, existe a tentação de esquecer-se de Deus mediante a distração e o prazer momentâneo. Diante da morte é mais fácil lembrar o fim de cada um e a necessidade de preparar-se para o juízo de Deus. A morte faz-nos refletir sobre a vida: "Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos coração sábio" (Sl 90:12).
Em Cristo,

                Tarcísio Costa de Lima

Nenhum comentário: