segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Eclesiastes 4:8-14 Cultivando amizade cristã!

Um recurso para o problema das tristezas e da solidão é encontrado nas bençãos do companheirismo. Os laços de união, amizade e comunhão religiosa são melhores que a solidão. O companheirismo ajuda a remover as dificuldades. Pela cooperação, muitas vezes vem o bom resultado nas atividades. O companheirismo tem muitas vantagens, pois Deus não nos criou para viver isolados uns dos outros (Pv 18:1).
A maior parte da vida humana é passada em contato com outras pessoas, seja por escolha, seja por imposição das circunstâncias. Relacionamo-nos com os familiares, amigos e as pessoas que nos oferecem ou a quem prestamos serviços (Is 41:6).
"Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho..." (Ec 4:9). Um investimento feito em conjunto geralmente tem uma melhor base de capital e, assim, uma maior chance de sucesso. Se um dos sócios for bem-sucedido, o outro pode compartilhar do fruto do seu trabalho. Se, todavia, ele falha, terá seu sócio para ajudá-lo. Ninguém triunfa sozinho, daí o próprio Jesus ter enviado seus discípulos de dois em dois, para realizarem a sua obra (Lc 10:1,9).
"Porque, se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante" (Ec 4:10). Se houver um acidente físico, material ou espiritual, o auxílio do companheiro será importante. O pensamento aqui vai além de um acidente comum; pode ser um lapso, um engano ou uma queda moral. Em qualquer caso de falha ou carência, a presença do amigo ajuda ou ameniza a situação (Gl 6:1).
"Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará?" (Ec 4:11). A idéia do calor pode ser aplicada a toda boa relação humana, porém, a idéia óbvia aqui, é de matrimônio entre marido e mulher (Gn 2:23,24). Quando o casal se ama de verdade, um oferece assistência ao outro nas dificuldades. Mais adiante Salomão escreve que: "o cordão de três dobras não se quebra tão depressa" (Ec 4:12). Muitos comentaristas acreditam que Salomão se refere ao marido e a mulher, que se tornam mais fortes ao terem um filho herdeiro. "Um cordão com três fios aguentará tensão maior do que aquele que só tem dois" (Sl 128:1-6). Há quem diga que o "terceiro fio" da corda representa Deus entre o casal (Ef 5:25-33).
Em Cristo,

                  Tarcísio Costa de Lima

Nenhum comentário: