quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Eclesiastes 12:1-7 Amor e respeito aos anciãos!

Antes de chegar a idade avançada, Salomão recomenda aos jovens que se lembrem do seu Criador (Ec 12:1). Tendo a mente de Cristo, o jovem agirá de modo coerente, temerá a lei do Senhor e o resultado disto será uma vida longa e próspera (Pv 4:13 ; Dt 4:1). Em média, segundo estatísticas, os homens que chegam aos 60 anos podem esperar viver mais 15 anos, enquanto a mulher pode esperar viver mais 17 anos. Porém é Deus quem a palavra final sobre quanto tempo teremos ainda nesta vida (Sl 139:16).
Normalmente, o idoso pode ter um tempo de vida menor do que o jovem, se preocupa com o momento de sua partida; alimentando a sensação de que a qualquer momento Deus o chamará. O salmista Davi, aflito, orou a Deus: "Dá-me a conhecer, Senhor, o meu fim, e qual a soma dos meus dias, para que eu reconheça a minha fragilidade" (Sl 39:4-6). Nessa oração, observar-se um acentuado tom de ansiedade: viveria ele muito ou pouco tempo? No caso de Paulo, Deus o revelou que o tempo da sua partida estava próximo (2ª Tm 4:6-8). É na hora da morte, quando cessam as forças físicas, que devemos saber que Deus não nos abandonará (Sl 71:12,18). Quando isso vier acontecer, os anjos nos conduzirão à presença do Senhor (Lc 16:22).
O idoso teme a solidão; teme ser esquecido pelos parentes e amigos, vivendo seus últimos dias confiando num abrigo, esquecido dos filhos, netos e amigos. Ele sente necessidade de companheirismo (Ec 4:9-12). Quer conversar, compartilhar suas ansiedades e ter a certeza de que, se alguma coisa de súbito lhe acontecer, terá prontamente quem o acuda. Talvez fosse essa a preocupação de Davi quando orou: "Não me rejeites no tempo da velhice; não me desampares, quando se for acabando a minha força" (Sl 71:9,18).
Podemos imaginar o desgosto que o profeta Samuel sentiu quando os anciãos, alegando que já estava velho demais para continuar conduzindo a nação de Israel, pediram-lhe que providenciasse a escolha de um rei que o substituísse (1º Sm 8:5). Nem sempre a idade se constitui impedimento para a realização de algumas atividades. A história da humanidade revela grandes feitos realizados por mulheres e homens idosos: "Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e florescentes" (Sl 92:14). As árvores boas, mesmo velhas, continuam produzindo frutos.
Em Cristo,

                Tarcísio Costa de Lima

Nenhum comentário: