quinta-feira, 17 de junho de 2010

A parábola da lâmpada debaixo da cama

A finalidade essencial da luz é dissipar as trevas ao redor. Depois de acesa, não se coloca uma luminária debaixo de uma mesa ou bancada. Se fizermos, a luz perderá seu efeito e o seu alcance será muito limitado. É isto que o Senhor Jesus, de maneira figurada, está ensinando sobre a vida do cristão. Ela é uma luz, que não deve ser obscurecida em seus efeitos nem apagada em sua influência.
A lâmpada (candeia) não foi feita para ficar debaixo da cama, devendo ser colocada em lugar alto e amplo para melhor refletir a sua luminosidade. O fato é que talvez nós, nos dias atuais, estejamos precisando realmente aplicar esses ensinos em nossa vida (Fp 2:15).
O cristão não pode ficar acomodado, pois cabe a ele testemunhar de Cristo em sua forma de viver, de tal maneira que o mundo possa ver mudanças no seu comportamento (Hb 12:1). Os servos do Senhor não podem viver como camaleões, esses pequenos lagartos que vemos nas pedras ou árvores nos lugares ermos, que por uma reação defensiva, têm a sua cor moldada pelos ambientes ao redor. Não podemos nos adequar ao gosto e prazer do mundo, somos e devemos ser diferentes (2ª Co 5:17).
Infelizmente, alguns crentes vivem neste mundo presente semelhante ao sal insípido, sem sabor e relevância (Mt 5:14-16). Condicionados por seu ambiente, envolvidos por suas pressões passam a adotar a coloração do que os rodeia, aceitando os seus padrões, convivendo com seus costumes e hábitos (1ª Co 15:33).
A luz é indispensável tanto à vida material como espiritual. Sem ela não há vida; a vida é luz em qualquer esfera, seja física ou psíquica. Apague-se o Sol, fonte das luzes materiais, e o mundo deixará de existir. Esconda-se a luz da salvação sob o manto da hipocrisia ou do mau testemunho, e a humanidade não dará sequer um passo em direção a Deus, debatendo-se em trevas (1ª Ts 5:4-11).
É absurdo acender uma candeia e colocá-la debaixo da cama, como conceber ou receber um novo conhecimento, uma verdade nova e ocultá-la aos nossos semelhantes (Mc 16:15). Vemos que Jesus foi o grande Mestre, pois educava com parábolas, exemplos e com amor. Mas nem todos utilizaram a luz adquirida através dos ensinamentos de Jesus, antes a colocaram debaixo da cama e isso ainda ocorre hoje. A educação conduz o ser à liberdade, é um processo natural. O ser educado permite-se questionar, inclusive as coisas de Deus. Nada é demais para ele, entende qualquer assunto e dessa forma o divulga.
Em Cristo,

                 Tarcísio Costa de Lima

Um comentário:

Ivani Medina disse...

“[...]. Porque não há coisa alguma escondida, que não venha a ser manifesta: nem coisa alguma feita em oculto, que não venha a ser pública”. (Marcos 4: 38-21)

http://cafehistoria.ning.com/profiles/blogs/paguei-pra-ver