quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Provérbios: a linguagem exalta a sabedoria!

É um absurdo certas mensagens que temos visto e ouvido nos nossos púlpitos nestes últimos tempos!
Devido à importância que o sábio escritor dá ao uso da língua, como referência de expressar uma linguagem de forma própria e adequada a um cristão, resolvi dedicar atenção ao tema. Ao falar da língua, a Bíblia nos reporta ao modo de vida dos filhos de Deus, devendo promover a graça de Deus aos que ouvem. Devemos cuidar de nossa linguagem em todos aspectos, pois seremos julgados também por aquilo que falamos diante de Deus e dos homens.
A linguagem do cristão deve ser sempre branda, sã e irrepreensível, a fim de envergonharmos o nosso adversário (Tt 2:8). Por esta razão, Salomão enfatizou, dizendo: "Prata escolhida é a lingua do justo..." (Pv 10:20). O uso apropriado da linguagem capacita o cristão na solução dos problemas hodiernos e na convivência social com seus semelhantes.
Devemos falar de forma dócil, clara e adequada com a língua: "A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira" (Pv 15:1). Muitos conflitos têm surgido diariamente pela falta deste princípio básico. Vivemos dias de temperamentos explosivos e agressivos, de pessoas enfurecidas, e o melhor caminho é o da brandura, respondendo com tranquilidade aos nossos oponentes (Tg 3:5).
Alguns, infelizmente, não têm agido prudentemente face ás adversidades, de modo que, quando são insultados, combatem do mesmo modo se igualando aos tolos: "A língua dos sábios adorna a sabedoria, mas a boca dos tolos derrama o espírito" (Pv 15:2). Deve ser ponderada a resposta do justo, nunca devendo baixar o nível, nem se igualar ao tolo. As palavras do cristão devem ser equilibradas (Fp 4:6).
Ao usar a língua, devemos saber que os olhos do Senhor contemplam a todos: "Os olhos do Senhor estão em todo o lugar, contemplando os maus e os bons" (Pv 15:3). Por isso, devemos fazer o uso adequado da palavra com uma linguagem que exalte ao Senhor e não venha envergonhar a sua obra (Sl 34:13).
Existem muitos que falam coisas certas nas horas erradas e em ocasiões erradas, mas a Bíblia, diz: "O homem se alegra na resposta da sua boca, e a palavra a seu tempo quão boa é" (Pv 15:23). Devemos ter cuidado, pois existe tempo de falar e de calar-se (Ec 3:7b). Usando a palavra com sabedoria divina, certamente seremos reputados como sábios (Pv 10:13).
Como filhos de Deus, devemos agir e falar com sabedoria. Os nossos lábios devem ser um manancial de vida e saúde, para abençoar os ouvintes, produzindo a alegria da salvação. Por isto: "a vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um" (Cl 4:6).
Em Cristo,

                Tarcísio Costa de Lima

Nenhum comentário: