segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Provérbios: a sabedoria resiste ao insensato!

O ato de insensatez é caracterizado pela falta de prudência, indiscrição e planejamento. Infelizmente, vemos em nossos dias, até no seio da igreja, muitas pessoas que não estão preparadas para enfrentar as vicissitudes desta vida, por desprezarem o ensino bíblico sobre a insensatez. Por isso, urge a necessidade de estudarmos este importante assunto abordado pelo sábio escritor.
O comportamento característico dos insensatos está presente nas pessoas desprezíveis, destituidas até mesmo do senso comum: "Ao insensato não convém a fala excelente: quanto menos ao príncipe, o lábio mentiroso" (Pv 17:7). Em sua sabedoria, Salomão observou a insensatez na fala do tolo, algo tão comum nos dias atuais, nas pessoas que desprezam a verdadeira sabedoria (Tg 3:17).
O cristão precisa evitar, por todos os meios, a contenda: "Melhor é um bocado seco e com ele a tranquilidade do que a casa cheia de vítimas com contenda" (Pv 17:1). Os contenciosos são alvos da ira divina (Rm 2:8). Salomão qualifica de "perverso" o que levanta contenda (Pv 16:28). O contencioso gosta de controvérsia, da peleja, da disputa. Do alto da sua petulância, acha sempre que é dono da razão. A Bíblia condena radicalmente tal conduta (2ª Tm 2:24).
A pessoa malígna se caracteriza pela prática de uma postura totalmente desvinculada da vida cristã: "O malfazejo atenta para o lábio iníquo, o mentiroso inclina os ouvidos para a língua malígna" (Pv 17:4). Os que agem desta forma são pessoas insidiosas, pois se divertem com o sofrimento dos outros (Sl 10:7). Os malfeitores estão classificados, na igreja, como cristãos carnais: "Tenho odiado a congregação de malfeitores; nem me ajuntocom os ímpios" (Sl 26:5).
O escarnecedor é ferrenhamente combatido pela Palavra de Deus: "O que escarnece do pobre insulta ao que o criou; o que se alegra da calamidade não ficará impune" (Pv 17:5). No texto citado, "escarnecer do pobre" é um insulto a Deus, um ato de zombaria maldosa. Atualmente, existem muitos debochados e escarnecedores (2ª Pe 3:3 ; Jd 18). Os que agem assim, receberão a justa punição (Rm 2:8).
Fomos chamados para valorizar a sabedoria, observá-la e segui-la. Seguindo o princípio da sabedoria e fugindo da tolice, que tem envolvido tantas vidas, conseguiremos vencer a insensatez e nos tornar sábios aos olhos do Senhor.
Em Cristo,

                Tarcísio Costa de Lima

Nenhum comentário: