segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Provérbios: a sabedoria clama por justiça!

Este artigo sublima a grandeza da sabedoria. O texto bíblico de Pv 8:22-30, nos ensina um hino de louvor à sabedoria, personificada como alguém que conclama a atenção das pessoas para que ouçam os seus conselhos, pois neles encontrarão vida e prosperidade. Ela assume uma posição de destaque, em plena luz do dia, para que todos a vejam e ouçam sua mensagem de edificação e exaltação. Somente com o entendimento aberto para a verdadeira sabedoria, alcançaremos as bençãos de Deus.
A sabedoria levanta o seu clamor para ser ouvida e atendida: "Não clama, porventura, a sabedoria? E a inteligência não dá a sua voz?" (Pv 8:1). Em tempos que, se ouve menos e fala-se mais, é indispensável ouvirmos os magníficos e insondáveis conselhos contidos na Palavra de Deus (Pv 1:5), pois longe de sua Palavra não há sabedoria.
O clamor da sabedoria, deixa para nós o ensino que Deus atua por desígnios, às vezes, contrários aos nossos valores e preconceitos: "A vós homens clamo; e a minha voz se dirige aos filhos dos homens" (Pv 8:4). Muitos hoje desprezam a Palavra de Deus, que é sabedoria para nossas vidas, assim como também desprezavam as mensagens do passado que eram portadoras de avisos necessários para se adquirir a sabedoria (Jó 28:28).
O clamor da sabedoria é algo simples aos seus ouvintes, independente da sua cultura ou classe social: "Entendei, ó simples, a prudência; e vós loucos, entendei de coração" (Pv 8:5). Os simples e os ingênuos podem entender, assimilar e tornarem-se sábios; assim como os loucos e os insensatos, ao darem ouvidos ao clamor da sabedoria, alcançam um coração compreensivo (Pv 2:10).
O clamor da sabedoria busca motivar a todos para a necessidade de justiça: "Em justiça são todas as palavras da minha boca. Não há nelas nenhuma coisa tortuosa nem perversa" (Pv 8:8). Neste versículo, vemos uma afirmativa exclusiva da mensagem do Evangelho, pois toda sua essência é a mais profunda expressão de justiça (Mt 5:6). Isto vem enfatizar de forma clara e inequívoca, que a única expressão da verdade e justiça é o Evangelho de Jesus Cristo (Rm 14:17).
O sábio escritor contrasta a insensatez com a sabedoria. No reino de Deus nada é imposto por força ou violência. Portanto, devemos aprender que para vencermos precisamos da sabedoria. Se dela nos afastarmos, seremos conduzidos ao fracasso total. Hoje Cristo, a fonte inesgotável da ciência e do conhecimento, nos propõe o caminho para a vida eterna (Jo 14:6).
Em Cristo,

                Tarcísio Costa de Lima

Nenhum comentário: