quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Provérbios: os méritos da sabedoria divina!

Quando ainda bem jovem Salomão priorizou buscar a sabedoria e o conhecimento divino. Ele foi o terceiro rei de Israel, sucessor de Davi, seu pai. Seu governo foi a época áurea de Israel, dado a grandeza de seu reinado caracterizado por honras, riquezas e glória. Infelizmente, ocorrências desagradáveis vieram acontecer posteriormente no seu reinado. Contudo, a Bíblia afirma que nunca houve nem haverá homem tão sábio como Salomão. Portanto, a sabedoria jamais deve ser desprezada para quem deseja uma vida vitoriosa na presença de Deus.
Conhecer significa o ato de assimilar informações fundamentais para nossa existência. O ser humano, desde seu nascimento trilha um caminho de aprendizado contínuo, e no que diz respeito aos cristãos existe então uma necessidade premente do aprendizado (Mt 11:29).
O caminho dos justos é de conhecimento e bom senso (Pv 1:4). A orientação bíblica é de que nos afastemos dos maus caminhos e más condutas e sigamos ao Senhor em temor (Pv 1:7). Portanto, é necessário que todos, que buscam a sabedoria, observem o conselho divino procurando orientação e direção na Palavra de Deus.
É fundamental que todos que trilham o caminho da verdade tenham conhecimento da maneira sutil com que os conselheiros do mal querem nos induzir às práticas contrárias à moral e ao comportamento cristão: "Filho meu, se os pecadores, com blandícias, te quiserem tentar, não consintas" (Pv 1:10). O sábio conselheiro, categoricamente, afirma: "não consintas". Isto expressa uma reação pessoal enérgica, atitude cristã de resistência aos maus conselhos, aos maus caminhos (Tg 4:7).
Precisamos, de maneira clara e precisa, ver que havemos de observar o caminho do temor ao Senhor: "Porque o temor do Senhor é o princípio da ciência, os loucos desprezam a sabedoria e a instrução" (Pv 1:7). Temor aqui significa reverência e respeito na relação com Deus. No que tange a relação com Ele não se admite atitudes superficiais e inconstantes, e lamentavelmente, tem sido a característica de muitos cristãos nos dias atuais (Tg 1:8).
A instrução de Salomão quanto à justiça é vivermos um princípio ético e moral de conduta agradável a Deus (Pv 1:3). Jamais alguém poderá atingir o ideal cristão sem que haja com justiça. No original hebráico, o termo para justiça e retidão é, "CEDHEQ". Naturalmente, que todos nascemos em pecado e com tedência a prática da injustiça (Rm 3:23). Daí é necessário receber a justiça que vem de Deus estabelecendo um relacionamento saudável, conforme nos ensinou Jesus em Mateus 5:7 :"Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos".
A expressão equidade significa a disposição de reconhecer com igualdade o direito de cada um (Pv 1:3). Esta qualidade carece estar intimamente ligada ao nosso comportamento, levando-nos a uma vida cristã notória e autêntica (Fp 4:5). O apóstolo Paulo, aos Romanos 12:9-21, orienta-nos nitidamente acerca do procedimento cristão assemelhado à Igreja do primeiro século (At 2:42-47).
Se dermos ouvidos aos sábios conselhos das Sagradas Escrituras, com certeza não sucumbiremos diante dos obstáculos. Quando damos primazia e relevância à sabedoria que vem do alto, percorremos os eternos caminhos da vida, sempre em segurança e sem medo de tropeço. A Palavra de Deus protege nossos pés, nos conduzindo em perfeita vitória.
Em Cristo,

                 Tarcísio Costa de Lima

Nenhum comentário: