quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Provérbios: sabedoria e livramento!

Quero analisar a importância do livramento proporcionado pelo conhecimento da sabedoria divina. Através dela, percorremos caminhos seguros e desfrutamos das grandes bençãos, reservadas aos sábios, que são caracterizadas por uma vida de liberdade e prosperidade em seus mais variados aspectos. É evidente que, para se desfrutar dos benefícios do livramento de Deus, teremos passos a seguir, princípios a obedecer, e como o desejo de um pai amoroso querendo o bem do seu filho, devemos dar crédito à voz de Deus, registrada nas Sagradas Escrituras como um clamor a ser obedecido para nosso bem-estar espiritual, físico e psicológico.
Deus não obriga ninguém a tomar qualquer decisão. Porém, nos orienta, através de sua Palavra, qual o melhor caminho a ser seguido, visando nosso próprio bem (Pv 2:1). Deus respeita o livre-arbítrio de todos (Pv 2:4), nos orientando e exortando a fazer a melhor opção. Se atentarmos para os sábios conselhos do Senhor, seremos bem-sucedidos; caso contrário, havemos de sofrer as graves consequências, reservadas para os infiéis (Pv 2:22).
O conselho do Senhor, que nos diz: "...Se aceitares..." (Pv 2:1), é uma condição dependente da forma como recebemos suas instruções (Pv 2:2). Sei que muitos têm aceitado as instruções do Senhor, mas há, na maioria das vezes, mais desprezo, que obediência. Contudo, fica o alerta: "Portanto convém-nos atentar com mais diligência para as coisas que já temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos delas" (Hb 2:1).
É essencial ao cristão buscar mais intensa e profundamente a sabedoria: "Se clamares por entendimento e por inteligência alçares a tua voz" (Pv 2:9). O "clamor" se caracteriza por uma busca constante, como verdadeira atitude de quem realmente quer receber (Sl 119:145,146). Isto, sem dúvida, é condição primordial para se obter o livramento proveniente da sabedoria (Jr 33:3). Portanto, clamemos com ousadia ao Senhor e Ele nos atenderá (Hb 4:16).
Buscar envolve uma ação, e toda ação produz um resultado: "Se como a prata a buscares e como tesouro escondido a procurares" (Pv 2:4). A condição para se obter os livramentos de Deus, através da sabedoria é comparado à busca de tesouros escondidos, que para serem encontrados, faz-se necessário muito labor e determinação. Todo o esforço necessário para atingir o alvo desejado é recompensado quando descobrimos os valorosos tesouros escondidos de Deus (Cl 2:3).
A sabedoria divina nos motiva a viver vitoriosamente, advertindo contra os males reinantes em nossos dias. Amparado pelo conselho e princípios eternos de Deus, obtemos os livramentos proporcionados por Deus (Sl 91:1,2). Resta-nos atentar, diligentemente, para as Sagradas Escrituras, como lâmpada e luz para o nosso caminhar diário (Sl 119:105).
Em Cristo,

                Tarcísio Costa de Lima

Nenhum comentário: