sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Provérbios: a sabedoria estabelece o líder!

Todos admiram lideranças capazes e competentes. Infelizmente alguns lideram por sua intelectualidade e autoritarismo; outros, até mesmo por falta de opção. Enfatizo neste artigo o perfil e a postura do líder segundo o coração de Deus, tendo a sabedoria e o conhecimento como marcas capazes de levá-lo a vitória e sucesso espiritual.
Para ser um bom líder e agir com sabedoria, é necessário que haja uma constante dependência do Senhor: "Do homem são as preparações do coração, mas a resposta certa vem da boca do Senhor" (Pv 16:1). O líder deve fazer planos, contudo a palavra final virá do céu (Jó 13:22). Devemos sempre esperar pela resposta divina, ainda que pareça tardia, não falhará (1ª Ts 5:24).
Para ser um bom líder, é essencial que o líder busque a direção do Senhor: "Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o Senhor pesa o espírito" (Pv 16:2). Todos nós somos passíveis de trilhar por caminhos enganosos e perigosos (Pv 2:13). Na vida do cristão, a boa direção é aquela que, acima de tudo, exalta ao Senhor (Sl 119:1).
O líder espiritual vive na dependência da providência divina: "Confia ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos" (Pv 16:3). Todos os pensamentos de um líder precisam ser conhecidos pelo Senhor (Sl 55:22). Como resposta, todos seus anseios começam a dissipar naturalmente, pois todas as coisas que fez estavam sob a orientação do Senhor: "Os meus passos se afizeram às tuas veredas, os meus pés não resvalaram" (Sl 17:5).
A soberania de Deus está acima da concepção humana: "O Senhor fez todas as coisas para seu próprio fim, e até o ímpio para o dia do mal" (Pv 16:4). Segundo observou Salomão, o ímpio receberá a punição por seus atos, ainda que seja a morte no dia do mal: "Mas o perverso não irá bem, nem prolongará os seus dias; será como a sombra, visto que não teme diante de Deus" (Ec 8:13). Por isso, a Bíblia nos ensina a não receber conselhos de ímpios: "Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores" (Sl 1:1).
A sabedoria exalta o líder, livra do mal e conduz-lhe na forma correta e harmônica da vida cristã. O líder age sempre na dependência do Senhor, certo que sua conduta vitoriosa servirá de exemplo aos seus liderados. Por tudo isto, aqueles que almejam posições de liderança precisam se "...dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor viverá o homem" (Dt 8:3).
Em Cristo,

                Tarcísio Costa de Lima

Nenhum comentário: