quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Provérbios: a sabedoria exalta a prudência!

A prudência é uma virtude que tem por objetivo evitar as inconveniências  e os perigos. O prudente age com cautela, precaução, ponderação, sensatez e paciência ao tratar de assunto delicado ou difícil. A mente do sábio escritor, inspirado por Deus, segue por várias linhas de raciocínio, sempre abordando áreas e questões da vida prática, trazendo-nos assim ensinos e orientações para nossa conduta física e espiritual. Estudaremos as verdades eternas no que se refere à prudência.
Só é possível obter vitória e sucesso na carreira espiritual quando observamos as Escrituras: "O que ama a correção ama o conhecimento, mas o que aborrece a repreensão é um bruto" (Pv 12:1). A correção divina tem sempre por objetivo o nosso bem-estar, e, quando acatados, só nos farão sábios (Pv 2:1).
O verdadeiro sábio é aquele que acata as correções, como também ama a disciplina: "O que ama a correção ama o conhecimento, mas o que aborrece a repreensão é um bruto" (Pv 12:1). Podemos entender que, aquele que ama a correção demonstra atentar para as boas orientações. Quem ama a disciplina vive melhor e alcança os favores do Senhor (Pv 12:2). Consequentemente, aqueles que aborrecem a repreensão vivem no erro e sem disposição de mudar, cujo destino é a condenação (Pv 15:32).
A prudência é caracterizada também por atitudes interiores de retidão: "Os pensamentos dos justos são retos, mas os conselhos do ímpio, engano" (Pv 12:5). Os pensamentos do justo devem agradar ao Senhor, que conhece o nosso coração (Pv 21:2). Por isso, devemos cultivar o hábito de "pensar nas coisas que são de cima e não nas que são da terra" (Cl 3:3). Isto não significa um ato de alienação, mas sim uma atitude de disciplina e prudência (Lc 6:45).
Salomão ressalta a importância da linguagem sadia e leal: "As palavras dos ímpios são para armarem ciladas ao sangue, mas a boca dos retos os livrará" (Pv 12:6). Os ímpios, por terem seus corações e pensamentos corrompidos, promovem o mal com seus lábios (Pv 11:9), mas as palavras dos justos são vida, permanecendo para sempre. Suas palavras são de paz, de amor e de moderação.
O mal sempre existirá e estará no caminho dos pecadores (Sl 1:1), mas aqueles que se conduzirem pelo caminho da prudência, hão de receber sua recompensa nesta vida e o galardão no céu: "Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas sempre e eternamente" (Dn 12:3).
Em Cristo,

                Tarcísio Costa de Lima

Nenhum comentário: