segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Provérbios: a sabedoria louva a mulher virtuosa!

O capítulo 31 de Provérbios traz conselhos da mãe do rei Lemuel, mulher piedosa, que preparava seu filho para um futuro brilhante. Para que seu filho tivesse um matrimônio bem-sucedido, ela traçou o perfil de uma mulher virtuosa. A expressão "mulher virtuosa" é citada para destacar a força, capacidade, eficiência, liderança, sabedoria e valor da mulher que teme ao Senhor. Neste artigo, vamos ampliar nossa visão da vontade de Deus para a família e a mulher na sociedade atual.
Existem funções necessárias e fundamentais que só podem ser exercidas pelas mulheres (Êx 2:8,9 ; 1º Sm 1:22). Elas proporcionam importantes lições, que abençoam a vida dos seus filhos (Pv 1:8 ; 2ª Tm 1:5), contendo importantes orientações e instruções (Pv 22:6).
A mãe do rei Lemuel transmite uma grande mensagem ao seu filho: "Não dês às mulheres a tua força, nem os teus caminhos às que destroem os reis" (Pv 31:3). Isto demonstra sua preocupação com a integridade do seu filho, diante dos desafios do mundo (Pv 7:5). Esta senhora nos deixa um legado de amor e firmeza espiritual, aconselhando seu filho a não amar as concupiscências mundanas (1ª Jo 2:15-17).
Como mestra do bem, tinha consciência dos valores éticos, morais e religiosos de seu tempo: "Não é próprio dos reis, ó Lemuel, não é próprio dos reis beber vinho, nem dos príncipes desejar bebida forte" (Pv 31:4). Sua grande preocupação era para não se esquecer do "Estatuto" (Pv 31:5) e cometer a perversidade no juízo. Por isso, a educação inicia no lar, onde a mulher tem um papel fundamental de mestra do bem (Tt 2:1-5).
É notável o desejo de justiça dessa abençoada mãe: "Abre a tua boca a favor do mudo, pelo direito de todos os que se acham desamparados" (Pv 31:8). Ela desmonstra uma forte militância pelas causas sociais, firmada na Lei do Senhor (Êx 23:6). É necessário lembrar que a verdadeira religião é socorrer os necessitados, não se corrompendo com este mundo (Tg 1:27).
As virtudes para a mulher cristã devem ser extraídas da Palavra de Deus, fonte de todo o bem para nossa conduta moral, familiar e espiritual. No mundo hodierno há falta de verdadeiras virtudes cristãs, tão desprezadas, também, pelas mulheres que, envolvidas pelos apelos do modismo mundano, se entregam a buscar padrões falsos de virtudes puramente humanas. Que possamos aprender com a Bíblia, infalível norma de conduta e fé, vivendo, não de acordo com o mundo, mas com a vontade de Deus.
Em Cristo,

                 Tarcísio Costa de Lima

Nenhum comentário: