terça-feira, 21 de setembro de 2010

Provérbios: a sabedoria transmite princípios de vida!

Estamos vivendo numa época onde tem sido despertada a consciência social, visando melhorar a vida em sociedade através de ações sociais: "O pobre fala com rogos, mas o rico responde com durezas" (Pv 18:23). A ação social é indispensável para a igreja que queira cumprir os ensinamentos bíblicos (Is 58:7), agindo em direção às necessidades que são patentes aos nossos olhos. Como cristãos, temos o dever moral de amparar o próximo, em especial, aos mais carentes e necessitados (Pv 31:9).
Biblicamente, não há nenhuma falta de mérito em ser pobre: "Melhor é o pobre que anda na sua sinceridade do que o perverso de lábios e tolo" (Pv 19:1). Segundo a Bíblia, os pobres sempre existirão (Ex 30:15 ; Dt 15:11). Saibamos que, na maioria das vezes, a pobreza é resultado da injustiça social, resultante da má distribuição da renda, entre os povos, em todo o mundo. O apóstolo Paulo sempre se compadeceu e agiu em favor dos pobres (Gl 2:10), procurando despertar a igreja sobre este dever moral e ético (2ª Co 8:1,2 ; 9:7-9). É compromisso da igreja com Deus, que não pode ser preterido (2ª Co 9:12).
A maneira sábia de viver é exercitando o amor, por meio de ações humanitárias: "Ao Senhor empresta o que se compadece do pobre, e Ele lhe pagará o seu benefício" (Pv 19:17). Isto mostra que devemos desenvolver nossas habilidades em fazer o bem aos mais carentes e necessitados (1ª Jo 3:17), pois fazendo assim agradaremos ao Senhor e, com certeza, receberemos nossa recompensa (2ª Co 9:10).
Jamais devemos ignorar as necessidades do nosso próximo, pois, poderemos ser surpreendidos com a mesma medida que semeamos: "O que tapa o seu ouvido ao clamor do pobre, também clamará e não será ouvido" (Pv 21:13). A insensibilidade para com a carência do próximo pode nos render aflições e provações (Sl 10:2). Ser sensível à necessidade do pobre nos rende dividendos para o dia do mal (Sl 41:1).
Nos dias atuais, onde tantos parâmetros têm sido colocados como verdadeiros diante de nós, se faz mister observar nossos caminhos perante o Senhor Deus: "Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo" (Fp 2:15). Obedecer às orientações reveladas em sua Palavra contribuirá para o nosso bem-estar. Que o Senhor nos ajude a compreender estas importantes verdades espirituais.
Em Cristo,

                Tarcísio Costa de Lima

Nenhum comentário: