segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Provérbios: a sabedoria liberta da preguiça!

Quero destacar um assunto muito pouco ensinado na doutrina bíblica de nossas igrejas, que é a questão da preguiça ou a aversão ao trabalho, a negligência, etc. O escritor de Provérbios, inspirado por Deus, abordou este assunto de forma acentuada pelo menos em dois momentos (nos capítulos 6 e 24). Com certeza, o intuito é despertar em nós a necessidade de meditarmos neste precioso assunto, tão atual nos dias difíceis que estamos vivendo.
Se a preguiça é um problema precisamos, primeiramente, detectá-lo para podermos solucioná-lo: "Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono?" (Pv 6:9). A preguiça é um mal que atinge diretamente nossa vida financeira, levando, dentre outras coisas, a valermos de fiadores, o que a Bíblia condena (Pv 6:1-5). Entretanto, quando assumimos nossa responsabilidade, abandonando a preguiça, somos prósperos (At 20:34).
Salomão mostra-nos o triste retrato do preguiçoso e sua conhecida característica, o sono: "Um pouco de sono, um pouco tosquenejando, um pouco encruzando as mãos, para estar deitado" (Pv 6:10). Todos sabemos que precisamos dormir, pois é necessário para repormos as energias. Contudo, o preguiçoso é aquele que é amante e dá prioridade ao sono, a ponto de negligenciar seus compromissos, sobrevindo-lhe a pobreza (Pv 20:13).
Por causa de sua imprudência, ao preguiçoso lhe sobrevirá a pobreza como um ladrão, ou seja, de forma indesejada e repentina: "Assim te sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade como um homem armado" (Pv 6:11). Sabemos que nunca faltará a pobreza neste mundo atual (Dt 15:11). Porém, no caso do preguiçoso, a pobreza é resultante de sua imprudência e não de uma situação natural. Ao pobre Deus sempre atende (Sl 34:6), porém ao preguiçoso, ninguém o ouvirá.
O sábio escritor convida o preguiçoso a aprender com a formiga, exemplo de trabalho árduo e incessante: "Prepara no verão o seu pão, na sega ajunta o seu mantimento" (Pv 6:8). No texto, a formiga tem como função ajuntar mantimento durante a primavera e o começo do verão. Este trabalho árduo de provisão deixa-nos uma lição importante: devemos deixar a preguiça de lado e trabalhar enquanto é dia (Jo 9:4), pois quem não trabalha, padece necessidade (Pv 24:34), e "...vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também" (2ª Ts 3:10).
Somente com muito trabalho, seremos vencedores em todas as áreas de nossas vidas. Precisamos confiar que tudo é possível ao que crê, trabalha e avança na direção certa, mesmo diante dos obstáculos da vida. Se fizermos assim, desfrutaremos dos milagres e das provisões de Deus, que nos dá a sabedoria para vencer o desânimo e a preguiça. O preguiçoso não tem parte no Reino de Deus. Ele está convocando os trabalhadores para Sua seara.
Em Cristo,

                Tarcísio Costa de Lima

Nenhum comentário: