sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Provérbios: a sabedoria vence a imoralidade!

Neste artigo, analiso a importância da sabedoria para nos fazer triunfar sobre o pecado. É importante que sejamos, não apenas ouvintes, mas, sim, praticantes da Palavra de Deus, levando em conta que são inúmeros os casos de fracassos que têm ocorrido. Somente através do poder do Espírito Santo na Palavra, teremos a perfeita vitória.
Jamais poderemos vencer o pecado se não atentarmos para a doutrina do Senhor: "Pois dou-vos boa doutrina; não deixes a minha lei" (Pv 4:2). Seus ensinamentos nos conduzem para um caminho de pureza e conservação da alma (Pv 1:33). O escritor tem esta convicção quando insiste para que seus leitores não abandonassem a lei ou as orientações para um caminho de vitória (Pv 5:1,2).
Reter é manter firme, não deixando escapar, segurando com firmeza. Foi a orientação recebida, e agora transmitida pelo escritor: "Retenhas as minhas palavras no teu coração; guarda os meus mandamentos e vive" (Pv 4:4). Ele diz que há necessidade de se manter a Palavra no coração com amor (Pv 4:6). Esta é a garantia de uma vida vitoriosa sobre o pecado, uma fonte de vida para a nossa alma, e arma vital contra o mal (Pv 4:8).
O Senhor Jesus Cristo disse: "Mas a sabedoria é justificada pelas suas obras" (Lc 7:35). Como um mestre ensinando aos seus alunos, o sábio escritor nos orienta a trilharmos por veredas direitas, como algo eficaz e essencial para o bem-estar: "No caminho da sabedoria, te ensinei e pelas carreiras direitas te fiz andar" (Pv 4:11). Ao seguir o caminho da verdadeira sabedoria estaremos livres dos embaraços (Pv 4:12); e, mesmo que corramos, não tropeçaremos (Pv 5:21 ; 2º Sm 22:33).
Depois de reter e seguir é também necessário não se apartar da Palavra do Senhor, mas tê-la diante dos olhos: "Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no meio do teu coração" (Pv 4:21). Isto demonstra amor e dependência pela Palavra de Deus (Sl 119:97). Lamentavelmente, muitos não têm real interesse pela meditação e prática da Palavra do Senhor. Por isso, somos exortados a ler e observar diariamente (Js 1:8).
A sabedoria ensina como nos libertar do pecado da imoralidade, quando seguirmos suas orientações necessárias. O desprezo à sabedoria, nos conduzirá ao fracasso e a destruição. Devemos atentar com mais diligência para os eternos conselhos divinos, fixando as Palavras do Senhor nas tábuas do nosso coração, colocando em primazia ao alcance de nossos lábios, para responder "não" ao pecado, e "sim" à vontade de Deus, que é a nossa santificação.
Em Cristo,

                Tarcísio Costa de Lima

Nenhum comentário: