quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Eclesiastes 1:13-18 O pessimismo de Salomão!

Eclesiastes significa indivíduo que convoca uma "assembléia religiosa" (Nm 10:7) ou alguém que é "pregador". Este livro fala do pessimismo de Salomão, o autor. Pessimismo é uma disposição de espírito que leva o indivíduo a encarar tudo pelo lado negativo, a esperar de tudo o pior. Salomão apresenta sua experiência de frustração e diz que é dever de todo homem "temer a Deus e guardar seus mandamentos" (Ec 12:13).
Salomão confiou fortemente em sua sabedoria, esperando que, pelo fato de acumular muitos cavalos, o povo não retornaria ao Egito, e que suas muitas mulheres não o levariam a se perder (Dt 17:14-17). No entanto, é registrado em 1º Rs 11:3: "Suas mulheres desviaram seu coração". Quando se confia demasiado na própria sabedoria e não se mantém afastado das proibições divinas "vem muita aflição e aumento da dor". Salomão desagradou a Deus e, por isto, chegou à velhice em meio a frustração e pessimismo (Ec 12:1,2).
Os tesouros terrenos são úteis apenas para serem desfrutados e usados como meios para a realização das boas ações (1ª Tm 6:17,18). Não existe nada melhor nos dias da vida do homem que a alegria experimentada quando se pratica uma boa ação, recebendo a recompensa (Ec 9:10 ; Hb 6:10). Salomão fala da natureza transitória da prosperidade e diz que a posse de bens é determinada pelo tempo. O pessimismo é um estado doentio da alma e, como tal, não pode ser resolvido com acúmulo de bens.
Eclesiastes 2:24-26 fala de uma vida de confiança: "Nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem do seu trabalho. No entanto, vi também que isto vem da mão de Deus" (v.24). Salomão põe de lado o pessimismo e mostra a ação de Deus na sua própria vida. O segredo não é só aproveitar as coisas materiais, mas lembrar-se da obra de Deus: "Pois, separado deste (Deus) quem pode se alegrar?" (v.25). Somente com temor de Deus alguém pode ser feliz (v.26). Devemos priorizar Deus em toda nossa existência (Mt 6:33), pois só assim poderemos desfrutar da verdadeira vida abundante (Jo 10:10).
É Deus quem determina tempos e estações. Tudo tem seu lugar na ordem do tempo, e Deus controla os acontecimentos, ordenando aos homens que cumpram os propósitos divinos (Rm 8:28). O homem não pode evitar as determinações do tempo. Não pode escolher a hora de nascer, de morrer, de chorar, de rir etc. Deve, com humildade, receber o que Deus propõe em tudo nesta vida. O otimismo surge quando vemos Deus no controle de tudo (Fp 4:19).
O propósito de Deus é que tenhamos uma vida plena de alegria, mas o segredo desta conquista é a oração. Oremos para que a nossa alegria seja completa.
Em Cristo,

                 Tarcísio Costa de Lima

2 comentários:

Paulo de Faria disse...

Gostei do texto... Estou lendo a Bíblia inteira em um ano pela primeira vez e não cheguei ainda na história de Salomão. Agora vejo como é importante entender o contexto no qual o livro foi escrito. Eclesiastes é um livro lindíssimo, mas algumas coisas podem parecer estranhas quando olhadas à uma primeira vista. Mas, glória a Deus pela sua vida, e que Ele continue te capacitando a estar fazendo mais estudos rápidos e objetivos como este. Tentarei entrar constantemente aqui para aprender mais e mais.
Um abraço em Cristo...

Paulo de Faria

Anônimo disse...

Belíssimo trabalho este seu blog, tem me ajudado muito no estudo da palavra de Deus.
Mesmo sem me conheceres pode ter certeza que me ajudaste imensamente.

Arthur Venâncio