terça-feira, 14 de setembro de 2010

Provérbios: a sabedoria preserva o justo!

Apesar de muitos anos já terem se passado e a cultura ser outra, o homem sempre carecerá da sabedoria divina, isto porque as limitações da raça humana permanecem e os conselhos sábios foram e sempre serão vitais para nosso êxito. Aceitemos, pois, de inteiro coração, viver fundados nos princípios estabelecidos por Deus.
A doutrina bíblica é imultável, pois está acima do tempo humano: "Os tesouros da impiedade de nada aproveitam; mas a justiça livra da morte" (Pv 10:2). Embora, a Bíblia tenha sido escrita por seres humanos falíveis, contudo, foi Deus quem inspirou e revelou, trazendo sabedoria e capacitação aos homens (2ª Tm 3:16).
Salomão inicia esta parte do seu livro destacando o lar, mostrando a importância dele na educação dos filhos: "O filho sábio alegra o seu pai, mas o filho louco é a tristeza de sua mãe" (Pv 10:1). Como sabemos, a educação começa no seio da família, pois cabe aos pais dar aos filhos as orientações necessárias para promover o bem-estar e o equilíbrio em suas vidas (Pv 22:6). O pai sábio que dá sábias orientações aos seus filhos, receberá como recompensa muita alegria e honra (Ef 6:1).
O sábio escritor nos orienta no caminho da vida vitoriosa, recriminando os ganhos materiais de forma ilícita, incorreta e pecaminosa, que vem trazer consequências desastrosas: "Os tesouros da impiedade de nada aproveitam; mas a justiça livra da morte" (Pv 10:2). Vemos, constantemente, vidas transtornadas e destruídas em função de terem se apossado indevidamente de bens (Hc 2:9).
Entre muitos valores que precisam ser preservados, o principal é o nosso testemunho: "A memória do justo é abençoada, mas o nome dos ímpios apodrecerá" (Pv 10:7). Este versículo enfoca a memória do justo, cujas lembranças são fontes de bençãos em contraste com os ímpios, cujo nome é desmerecido. Cabe a todos, escolher viver de acordo com os padrões da Palavra de Deus (Pv 22:1).
O nosso Deus ama o juízo e não desampara o justo. O justo é preservado para sempre. Porém o ímpio, até sua descendência será desarraigada da terra. Aqueles que guardam o concerto, amando a Deus sobre todas as coisas, serão recompensados pela justiça e fidelidade a Deus. No dia da destruição, Deus será seu abrigo, refúgio e fortaleza.
Em Cristo,

                Tarcísio Costa de Lima

Um comentário:

Anônimo disse...

Deus abençoe!