sexta-feira, 23 de abril de 2010

A doutrina da Salvação - parte 1

O pecado e a queda do homem

          Quando Deus deu ao homem o livre arbítrio, ele, ainda no seu estado natural, escolheu dar ouvidos a serpente, desprezando a obediência a Deus. Por este motivo, ele caiu no pecado, vindo após isto todas as consequências nefastas em razão da sua queda. Ainda hoje sentimos as consequências desta tão infeliz decisão nas ações e na qualidade de vida dos homens.
          O pecado teve sua origem ainda no céu com a queda de Lúcifer (Is 14:12-14). Quando Lúcifer pecou, ele simplesmente perdeu tudo o que Deus lhe havia dado. Foi o seu fim (Ez 28:19). A desobediência foi literalmente iniciada no céu, morada de Deus. Jesus atestou sua queda, quando falou: "E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu" (Lc 10:18).
          Pecar significa errar o alvo, ou seja, não atingir os padrões divinos (Pv 8:36). Quando Adão e Eva deram ouvidos à serpente, ou seja, a Satanás, comendo da árvore do jardim do Éden, quebraram os padrões ditados por Deus em Gênesis 2:17. Em 1ª Jo 3:4, pecado é iniquidade, o homem deixa de obedecer a Deus para dar ouvidos a Satanás, mudando o rumo das ordens divinas. Paulo fala que por um homem (Adão) entrou o pecado no mundo (Rm 5:12), e por causa deste fato, todos nascemos debaixo deste fardo.
          Ao criar o homem, Deus lhe deu liberdade e o domínio sobre sua criação (Gn 1:28). Isto significa que quando Deus criou o homem lhe deu também atribuições. Tudo isto demonstrava a confiança do Criador em sua criatura. Mas infelizmente, o homem não soube preservar a ordenança divina (Gn 2:17). Ao comer, transgrediu, desobedeceu e pecou. O pecado de Adão não somente o tornou um pecador, como também um escravo do seu próprio mal (Rm 6:16).
          Como sabemos, o pecado não se originou na terra, mas no céu (Ez 28:17). Quando Adão e Eva deram lugar ao pecado no coração, o mesmo já era uma realidade no mundo espiritual. O homem contaminado por este virus, espalhou-o por toda a humanidade (Rm 5:12). O profeta Isaías quando fala sobre Lúcifer, mostra-nos uma pessoa que quis se exaltar (Is 14:14), mas felizmente foi derrubado pelo poder de Deus (Is 14:15)
          Quando o homem foi contaminado pelo pecado, as consequências atingiram toda a humanidade (Rm 3:23). A contaminação do homem somente pode ser comparada a picada de uma serpente, pois ela pica e espera que sua vítima seja infectada através da circulação saguínea, que leva o veneno por todo o corpo. O homem quando foi contaminado pelo pecado (2ª Co 11:3), sentiu as consequências, e, a partir desse momento, começou a se deteriorar (Rm 5:12).
          A profecia de Isaías diz: "Mas as vossas iniquidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça" (Is 59:2). Quando Deus afirma que nossos pecados fazem divisão entre Ele e nós, mostra-nos o profundo abismo provocado pela desobediência ao Criador. Em consequência disto, a primeira atitude do homem após o pecado foi esconder-se de Deus (Gn 3:10). Deus é santo e o pecado não pode se misturar com a santidade (1ª Co 3:17).
          Uma das consequências do pecado é a perda da comunhão com Deus (Js 7:11). Por isso o apóstolo João afirma: "E agora, filhinhos, permanecei nEle; para que, quando Ele se manifestar, tenhamos confiança e não sejamos confudidos por Ele na sua vinda" (1ª Jo 2:28). Este versículo de João nos ensina que devemos permanecer fiéis ao Senhor, para não ficarmos confudidos em hipótese alguma.
          Em Gênesis, lemos: "Mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás" (Gn 2:17). Deus aqui falou para o homem acerca da morte espiritual. Quando a serpente falou para Eva: "... se comeres não morrereis...", ela simplesmente inverteu a Palavra de Deus. O ser infinito, criado por Deus, agora sob o domínio do pecado, tornou-se finito, começou a se dilacerar até chegar ao estado da morte (Rm 3:23). A morte espiritual é vista, biblicamente, por vários aspectos. O apóstolo Paulo ao escrever aos Efésios nos mostra claramente esta triste situação: "Estando nós ainda mortos em nossas ofensas ..." (Ef 2:5). Desta maneira, o homem andava segundo o curso deste mundo (Ef 2:1), tendo como seu guia, Satanás, e fazendo a vontade da carne, não do espírito, se tornando herdeiro de um pecado gerado no passado através de Adão e Eva (Rm 5:12).
          O pecado tem produzido terríveis efeitos. O pior deles é o de nos apartar de Cristo (2ª Co 11:3). Os efeitos do pecado são sentidos em toda criação (Rm 8:22) e também naqueles que têm o Espírito de Deus (Rm 8:23). Infelizmente, para muitos, o pecado é um mito, mas para o crente que conhece a Palavra de Deus é uma realidade que só Jesus pode perdoar (1ª Jo 1:9).
          Em Cristo,

                          Tarcísio Costa de Lima

Nenhum comentário: