sexta-feira, 30 de abril de 2010

A doutrina da Salvação - parte 11

Santificação, a vontade de Deus

          A santificação é um fator espiritual importante na vida cristã. Por ele o crente vai crescendo até que chegue à estatura de varão perfeito. Santificação é um processo no qual Deus usa sua Palavra e seu Espírito para atuarem na vida do crente, formando nele um novo caráter e uma nova semelhança espiritual. A santificação é o caminho para vermos a Deus, e quem tem esta esperança, purifica-se a si mesmo.
          A santificação é a obra contínua de Deus na vida do crente, a qual tem por objetivo torná-lo santo (1ª Pe 1:16). A santificação significa a mudança do caráter e da maneira de viver. Uma coisa é tornar-se crente, outra é viver como crente santificado (1ª Pe 1:15). A santificação afasta o pecado da vida do crente e o fortalece contra as astutas ciladas do diabo (Ef 6:11). Santificar significa: tornar sagrado, separar, consagrar. A santidade divina (Sl 71:22) exige um homem santo (Is 6:3). Como poderia um Deus santo ter um povo diferente dele? Por isso Ele disse a Israel: "Porque és povo santo ao Senhor teu Deus, e o Senhor te escolheu, de todos os povos que há sobre a face da terra, para lhes seres o seu povo próprio" (Dt 14:2). Este mesmo Deus exige portanto a santificação da igreja como povo especial, zeloso e de boas obras (Tt 2:14).
          A santificação é um processo gradativo, sendo adquirido mediante nossa comunhão com Deus (2ª Co 7:1). O profeta Isaías teve esta grande experiência em sua vida ministerial, quando se aproximou mais do Senhor, recebendo maior carga de santificação (Is 6:6,7). Os discípulos, ao caminharem com Jesus, alcançaram a santificação desejada (Jo 15:3). Assim acontece também ao crente hoje, quanto mais perto do Senhor, mais santo ele se torna (1ª Co 6:11).
          Enquanto a justificação é um ato que ocorre instantâneamente, a santificação leva toda uma vida para se completar. Santificação é um processo sobrenatural de Deus na vida de seus filhos (1ª Ts 5:23). O propósito divino é fazer de seu povo algo especial, separados para seu serviço (Tt 2:14), para isso Deus nos aperfeiçoa a cada dia (Hb 13:20,21). Entretanto, precisamos fazer a nossa parte, andando no Espírito (Gl 5:25).
          A santificação não tem apenas um aspecto ou estágio a ser percorrido, mas ela existe dentro de três aspectos bíblicos: a santificação posicional, a experimental e a final. Estes aspectos são essenciais para a nossa vida espiritual e devemos conhecê-los para que possamos experimentar a plenitude da santificação. Jesus é nosso exemplo na participação pela santidade (Hb 7:26). Quando de sua missão terrena, como homem, Ele teve o cuidado de preservar-se em santidade, sem pecado: "Quem dentre vós me convence de pecado?" (Jo 8:46). Isto significa que, semelhantes a Jesus, temos que estar separados do pecado (Sl 1:1), levando uma vida de santificação (1ª Ts 4:3). Encontramos na Bíblia a participação da Trindade na santificação do homem. Deus, o Pai, santifica o crente, dando-lhe a santidade de Cristo (1ª Co 1:30), operando nele aquilo que lhe agrada. Jesus, o Senhor, santifica o crente por ter dado sua vida por nossos pecados (Hb 10:10). O Espírito Santo santifica o crente ao livrá-lo da natureza carnal (Rm 8:2), mortificando a velha natureza na medida que o crente vai entregando-a para ser crucificada com Cristo (Rm 8:13). A participação do homem nessa operação divina é através da fé em Cristo (At 26:18).
          Em Cristo,

                          Tarcísio Costa de Lima

Nenhum comentário: