terça-feira, 27 de abril de 2010

A doutrina da Salvação - parte 7

Conversão, evidência de salvação

          A palavra arrepender significa: "ficar triste de novo". Arrependimento não é somente a confissão dos pecados, nem simplesmente uma satisfação dada a Deus, mas é algo que vem do íntimo do coração. A conversão marca o início, não só do despojamento do velho homem da fulga do pecado, como também do revestimento do novo homem e da sua luta pela santidade no seu viver espiritual.
          No Antigo Testamento, vamos encontrar os profetas pregando o arrependimento, dentre eles destacamos: Moisés (Dt 30:10), Jeremias (Jr 8:6), Ezequiel (Ez 14:6). Jesus, durante seu ministério terreno, ensinou a importância do arrependimento (Mt 4:17). Seu precursor, João Batista, também pregava a mensagem do arrependimento (Mt 3:1,2). O apóstolo paulo, dentre os demais, foi um grande pregador da mensagem do arrependimento (At 20:21). A fé é importante para o arrependimento (Hb 11:6). Através da fé alcançamos a salvação (Ef 2:8), somente crendo de todo o coração (At 16:31). A Bíblia declara que a fé, vem pelo ouvir a Palavra de Deus (Rm 10:17). A mensagem de João Batista, no deserto, produziu fé nos seus ouvintes de tal maneira que, confessando seus pecados, eram batizados no Jordão (Mt 3:2-6).
          Existem dois termos fundamentais para o arrependimento no Antigo Testamento, as palavras: "shuv" (virar para trás, voltar) e "nicham" (arrepender-se, consolar), conforme Jeremias 3:7. Arrepender-se significa que o mal tem que ser desviado (Pv 16:17). No Novo Testamento é usada a palavra "epistrepho", que significa: voltar-se para Deus (At 15:19).
          A vida do crente tem agora uma natureza espiritual, pois agora ele vive em nividade de vida (Rm 6:4). Esta vida é bem diferente da antiga, vivida pelo homem velho (Gl 6:8), pois agora o crente está morto para o mundo (Rm 6:13). A conversão, portanto, é o princípio desta nova vida com Cristo, ainda que a conversão aconteça no fim de nossas vidas (Lc 23:42), o que aconteceu com o ladrão da cruz. O Senhor exige que voltemos as costas ao pecado (Ez 18:30-32), isto é conversão. A conversão é algo real da parte de Deus no coração daqueles que dão lugar à obra redentora através de Cristo Jesus (At 15:3). Infelizmente, em alguns, a conversão não acontece totalmente, isto porque ainda estão com o coração fechado, não permitindo um total senhorio de Cristo (2ª Co 4:5). A genuína conversão traz consigo frutos que evidenciam a obra do Espírito na vida do homem (Gl 5:22).
          Em Cristo,

                          Tarcísio Costa de Lima

Nenhum comentário: