quinta-feira, 22 de abril de 2010

Tenho poder de vida ou morte nas palavras?

          Não se deve minimizar o que está escrito na Palavra de Deus utilizando-se de versículos isolados. Entendamos que a Bíblia é análoga. Portanto, devemos examinar seus contextos geral, imediato, remoto, referencial, histórico-cultural e literário. Apenas um versículo isolado não possue autoridade em si mesmo, pois, se assim fosse, como entenderíamos 1ª Co 15:18? ( "E também os que dormiram em Cristo estão perdidos"). Porém o contexto ensina que os mortos em Cristo estariam perdidosse Ele não tivesse ressuscitado (vv:17-19). Só que Ele ressuscitou (v.20)!
          Igual situação encontramos em Provérbios 18:21. Ao lermos todo o capítulo com atenção, perceberemos que a pretensa CONFISSÃO POSITIVA é mentirosa. Lógico que não devemos ser negativistas e melancólicos, embora isso não seja fator determinante para o fracasso de uma pessoa, pois é verdade que Deus usa de misericórdia e nos ajuda mesmo quando passamos por momentos de fraqueza espiritual (1 Rs 19:18). Haja o que houver devemos sempre bendizer ao Senhor (1 Ts 5:18; Jó 1:20-22).
          Essa história de CONFISSÃO POSITIVA é, na verdade, uma falácia. O termo confissão está diretamente ligado, na Bíblia Sagrada, às palavras que expressam arrependimento e desejo de afastar-se do pecado (Pv 28:13 ; 1ª Jo 1:9), ao entendimento que Jesus é o Senhor (Rm 10:9) e à pregação do evangelho (Mt 10:32).
          Muitos de nós estão convencidos de que existe poder de vida e morte em nossas palavras. Já é comum ouvirmos: " Esta cidade é do Senhor Jesus ". Porém, se não houver compromisso com o verdadeiro evangelho, tais CONFISSÕES POSITIVAS em nada mudarão a situação da cidade.
          Ainda que, em certo sentido, as nações, o planeta e todo o Universosejam do Senhor Jesus (Sl 24:11 ; Hb 11:3), o mundo está precisando ouvir as boas novas de salvação (Mc 16:15 ; Mt 28:19), e não "palavras mágicas". Precisamos conquistar o Brasil pela pregação do evangelho, visto que o Reino de Cristo é espiritual (Jo 18:36 ; Rm 14:17). Precisamos orar por nossa nação e anunciar a Cristo. Deus pode mudar a situação de países e governos por intercessão e influência do seu povo, e não mediante CONFISSÕES POSITIVAS ( 1ª Tm 2: 1-3 ; 2 Cr 7:14,15).
          Se CONFISSÕES POSITIVAS funcionassem mesmo o mundo seria maravilhoso!
          Vamos examinar o contexto de Pv 18:21. Nos versículos anteriores o autor sagrado não se refere ao suposto poder de vida ou morte das palavras humanas: " O irmão ofendido é mais difícil de conquistar do que uma cidade forte; e as contendas são como ferrolhos de um palácio. Do fruto da boca de cada um se fartará o seu ventre; dos renovos dos seus lábios se fartará" (Pv 18:19,20).
          Outro texto utilizado pelos defensores da CONFISSÃO POSITIVA é Tg 3:10. Juntamente com os textos isolados de Tg 3:10 e Pv 18:21, eles citam: a visão do vale de ossos secos, em que Ezequiel profetizou, e os ossos reviveram (Ez 37: 1-10); e também que o profeta Elias "determinou" que não choveria durante 3 anos e 6 meses (1Rs 17:1). Quanto a Ezequiel, ele profetizou conforme se lhe deu ordem: "Ossos secos, ouvi a palavra do SENHOR" - o poder na estava na sua palavra mas na ordem dada por Deus (Ez 37:4-7 ; Hb 4:12).
          No caso do profeta Elias, de fato não choveu durante 3 anos e 6 meses segundo a sua palavra. Entretanto ele, que "era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse" (Tg 5:17). Ou seja, ele só fez o que fez diante do rei Acabe porque Deus atendeu, de antemão o seu pedido.
          Portanto, o crente fiél deve aprender a pedir em vez de "determinar" (Mt 7:7,8 ; Jo 14:13,14).
          Diante do exposto, não se deve tomar o texto de Provérbios 18:21 como uma verdade geral, aplicável para toda e qualquer circunstância. O autor falou do poder de vida e de morte da lingua em relação a bendizer e maldizer o próximo (falar bem ou mau).
          Em Cristo,

                          Tarcísio Costa de Lima

Nenhum comentário: