quinta-feira, 29 de abril de 2010

A doutrina da Salvação - parte 9

Salvação, um dom de Deus

          A salvação da alma não é obra humana, pois a salvação é de Deus. Isto significa que o homem em nada pode contribuir, a não ser através do arrependimento dos seus pecados diante de Deus e pela fé em Jesus Cristo. A salvação se dá pela regeneração e pela renovação do Espírito Santo de Deus, assim o homem é justificado pela graça, mediante a fé, tornando-se herdeiro de Deus e alcançando a vida eterna.
          Seria difícil explicar o significado da salvação sem o Antigo Testamento (Sl 39:8), quando descobrimos, nas ações (Jz 3:9) e nas palavras divinas (Is 43:11,12), a natureza redentora de Deus (Jr 17:14-18). Através das palavras proféticas, as predições, sobre aquele que estava para vir, era demonstrado o plano divino para salvar e redimir o homem dos seus pecados. Deus é Santo, mas o homem é pecador (Rm 3:4). A santidade de Deus exigia uma ação contra o pecado, e isto foi demonstrado através do seu amor (Rm 5:8). Devido sua natureza santa, Deus entregou seu Filho por nossos pecados (Rm 4:25) e sua santidade abrange tanto o Antigo, quanto o Novo Testamento (Js 24:19 ; Lc 1:49). Por sua natureza santa, Deus não justifica o ímpio (Ex 23:7), pois Ele é imparcial em sua justificação (Pv 17:15). Em sua compaixão pela raça humana, Ele quer que todos se arrependam (At 17: 29,30).
          Somente podemos entender os planos e os métodos de Deus para a salvação (Rm13:11), através das Escrituras (2ª Tm 3:15). A salvação é a grande obra espiritual de Deus com relação ao homem (Fp 1:19), pois através de sua oniciência, Deus tinha plena consciência de que o homem haveria de cair em pecado, e isto Ele já sabia mesmo antes da criação (Is 43:10). Mesmo assim Deus não mudou seus propósitos, fez o homem e deu-lhe responsabilidades e deveres (Ef 1:4).
          O propósito de Deus para a salvação do homem está estabelecido desde os dias do Antigo Testamento (2ª Tm 3:15,16). Através das Escrituras, o Senhor manifestou seu plano para a salvação da raça humana (Gn 7:1). Para alcançar o mundo do Antigo Testamento, o Senhor Deus enviou os profetas (Jr 7:25); para alcançar o mundo do Novo Testamento, Ele enviou seu Filho (Is 9:6). Em todo o Antigo Testamento há inumeras referências quanto a salvação de Deus para o seu povo (Is 12).
          Deus tem um só plano de salvação, mas para executá-lo Ele emprega diversos métodos (Hb 1:1). Jesus nos deu vários exemplos no seu ministério terreno. Diante de Nicodemos, Ele falou do novo nascimento (Jo 3:3,5); para a samaritana, Ele revelou o viver dela (Jo 4:17,18); para alcançar Levi, Ele apenas chamou (Mc 2:14); e para salvar Saulo, Ele apareceu como um resplendor no caminho de Damasco (At 9:3-5). Para o futuro Deus tem prometido uma melhor mudança para o período do reino, isto porque Cristo reinará em todas as áreas nas quais o pecado entrou (Zc 14:9). Em sua primeira vinda, Ele não foi aceito pelos judeus (Jo 1:11), mas Jesus virá novamente, e desta vez, assumirá o controle de tudo (Ap 11:15) e Jerusalém será o centro desse reino.
          A obra de Cristo é a coluna central do plano de Deus para a salvação (Lc 21:38). Cristo é o eixo central no qual gira todo o sistema salvífico (Lc 2:28-30). A obra de Cristo não se restringe apenas a uma oferta sacrificial, mas a um plano especial de Deus para salvar os homens (Mt 1:21). Jesus veio e falou de sua obra de redenção que é buscar e salvar o que se havia perdido (Lc 19:10).
          Em Cristo,

                          Tarcísio Costa de Lima

Nenhum comentário: