sexta-feira, 30 de abril de 2010

A doutrina da Salvação - parte 12

Perseverança, exigência básica para o cristão

          A perseverança é um dos mais belos assuntos doutrinários que temos na Palavra de Deus. A perseverança faz parte do conjunto das virtudes cristãs, e é através dela que alcançamos as promessas e as bençãos para nossa vida espiritual. Jesus nos advertiu acerca da importância da perseverança como um meio de alcançar a salvação.
          A salvação é um ato divino que, pelo amor de Deus, nos foi dado através de Cristo (jo 3:16). Entretanto, para se alcançar tal salvação é necessário perseverar (Mt 24:13). Jesus nos ensinou, dizendo: "Na vossa perseverança possuí as vossas almas" (Lc 21:19). Isso significa que a vitória na vida cristã é para aqueles que perseveram, como bem fazia a igreja primitiva (At 2:42). Jesus é o nosso maior exemplo de perseverança. Logo no início de seu ministério, Ele foi tentado a desistir, repreendeu o diabo e venceu (Mt 4:10,11). A partir daí, Ele não parou: perseverou na oração (Mc 1:35), na comunhão com o Pai (Jo 10:30), em seu ministério (Mt 4:23), de maneira que deixou o exemplo para seus discípulos (Mt 10:1,5,6). A exemplo de Jesus, devemos ser perseverantes em todo trabalho que fizermos para Deus (2º Cr 15:7).
          O crente em Cristo deve ser perseverante para não perder sua salvação (Mt 24:13). Muitos se baseiam na interpretação calvinista de 1ª Pe 1:3-5, e dizem que não podemos perder a salvação. Mas é de suma importância que compreendamos alguns pontos básicos: O verdadeiro cristão convertido, regenerado e santificado não quer perder sua salvação, pois ele sabe em quem tem crido (2ª Tm 1:12). Já o crente que vive com um pé na igreja e outro no mundo, este será induzido por Satanás (Mt 6:24).
          A perseverança é uma obra contínua do Espírito Santo de Deus em nossas vidas (Fp 1:6). Ele veio para manifestar a vontade de Deus em nossas vidas e nos firmar em Cristo (Jo 16:13). O próprio Jesus orou pela nossa firmeza e perseverança na fé (Jo 17:11). Esta operação divina tem como objetivo produzir no crente uma salvação sólida e racional, afim de que não perca o que tem ganho, antes receba o inteiro galardão (2ª Jo 8).
          E toda a Bíblia encontramos sérias advertências sobre a necessidade da perseverança. A mais clara foi a de Jesus, quando disse: "Mas aquele que perseverar até ao fim, será salvo (Mt 24:13). A vida cristã é cheia de tribulações (Jo 16:33), por isso o crente é advertido a permanecer firme e perseverante (Gl 5:1). Paulo escrevendo aos Colossenses os adverte a permanecerem perseverantes e que não se afastassem da esperança do evangelho (Cl 1:23).
          Em Cristo,

                          Tarcisio Costa de Lima

Nenhum comentário: