quinta-feira, 29 de abril de 2010

A doutrina da Salvação - parte 8

Regeneração, nascendo para viver em Cristo

          A regeneração é o ato divino pelo qual o ser humano experimenta uma radical mudança interior, é uma experiência profunda em conjunto com o arrependimento. Através da regeneração somos introduzidos na família de Deus pela ação poderosa do Espírito Santo, na qual Ele cria de novo a natureza interior.
          Jesus foi enfático ao falar para Nicodemos acerca do novo nascimento (Jo 3:3), ele, entretanto, não entendeu por ser isto um ato divino, no qual somos gerados de novo (1ª Pe 1:3). A regeneração é uma obra de Deus em nossas vidas, significando uma transformação radical em nossa maneira de ser, provocando uma mudança de vida. A regeneração autentica a conversão e nos aproxima de Deus (Jo 3:5). A obra de Deus em nossas vidas é a transformação à sua semelhança, até que atinjamos a estatura de varões perfeitos (Ef 4:13). A obra de regeneração começa quando estamos espiritualmente mortos (Ez 18:20 ; Rm 3:9,10), trazendo-nos uma nova vida (Jo 3:3), uma verdadeira metamorfose espiritual na vida do ser humano (Ez 11: 19,20). O crente precisa ser gerado pela Palavra e pelo Espírito, alcançando com isso a vontade de Deus.
          O homem, que no início foi criado imagem e semelhança de Deus (Gn 1:26), estava agora simplesmente morto no que concerne à parte espiritual (Rm 8:8). A regeneração tem o poder de fazer este homem nascer de novo, ser nova criatura (2ª Co 5:17). O apóstolo Pedro declarou isto, dizendo: "... segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança ..." (1ª Pe 1:3). Isto significa que a regeneração nos faz acreditar no futuro e nos enche de esperança (Tt 1:2).
          A natureza humana não pode ser mudada por reformas sociais ou apenas educacionais, isto porque o que é nascido da carne é carne (Jo 3:6). A Bíblia afirma que sem o novo nascimento somos filhos da desobediência (Ef 2:2); filhos da ira (Ef 2:3); filhos do mundo (Lc 16:8) e até filhos do diabo (Mt 13:38), tudo isto é para mostrar a importância do homem nascer de novo e ser transformado em verdadeiro filho de Deus (Jo 1:12). Nascidos do Espírito são todos os gerados por Deus (1ª Pe 1:23). Isto significa que passamos a ter uma consciência espiritual, uma mente espiritual (1ª Co 2:15). Este novo nascimento gera uma fé especial e uma nova espiritualidade, levando o crente a uma profunda consciência da presença de Deus em sua vida (Rm 8:16). O agente desse processo espiritual é o Espírito Santo de Deus (Jo 20:22).
          A regeneração é o processo divino pelo qual o princípio de uma nova vida é implantado no homem: "...se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus" (Mt 18:3). Este processo tem a finalidade de transformar o nosso ser (1ª Co 14:20) e nos fazer mudar de vida (Rm 6:4). Sem esta nova vida, não podemos receber as bençãos do Senhor (Lc 5:37).
          A regeneração traz para o cristão privilégios gloriosos, os quais devemos usufruir ainda nesta vida. Por exemplo: o homem regenerado tem paz com Deus (Rm 5:1), se despojou do velho homem (Ef 4:22), não mente mais, porque seu Pai agora é Deus (Jo 8:44 ; Ef 4:25), vive uma vida de vitória diante do mundo (1ª Jo 5:4) e tem uma esperança contagiante na volta de Jesus (2ª Pe 3:11-14).
          Em Cristo,

                           Tarcísio Costa de Lima

Nenhum comentário: