terça-feira, 20 de abril de 2010

Jesus é a "rosa de Sarom"?


O titulo citado em Cantares 2:1, não diz respeito a Jesus Cristo! Afirmo com certeza de coração e segue explicação do contexto em apreço.

Muitos leem o versículo de forma isolada e terminam por entender, de forma incorreta, que o titulo é dado ao Senhor Jesus Cristo.

O livro de Cantares expõe um diálogo, conduzido de forma alternada, entre a sulamita e seu amado, e, por isso, se faz necessária a leitura de cada versículo com atenção para identificar quem está falando. Ao final do Capitulo 1, o noivo diz: " Eis que és formosa, ó amiga minha, eis que és formosa; os teus olhos são como os das pombas" (v.15). E a sulamita responde: " Eis que és gentil e agradável, ó amado meu; o nosso leito é viçoso. As traves da nossa casa são de cedro, as nossas varandas, de cipreste" (vv.16,17).

Em Cantares 2:1, a sulamita, que terminou falando no Capitulo 1, diz: " Eu sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales". No versículo 2, o noivo responde: " Qual o lírio entre os espinhos, tal é a minha amiga entre as filhas ", esclarecendo que "rosa de Sarom" e "lírio dos vales" são referências à noiva e não ao noivo.

É a sulamita quem diz: " Eu sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales " (Ct 2:1). O noivo responde: " Qual lírio ... tal é a minha amiga" ( Ct 2:2). Ela se compara às flores simples do campo. Sarom é a planície litorânea situada ao sul do Monte Carmelo. Há um hino muito conhecido que diz: " Jesus é o lirio dos vales, rosa de Sarom ...", mas apesar de ser bonito trás, infelizmente, um erro interpretativo da passagem bíblica.
Em Cristo,

Tarcísio Costa de Lima

Nenhum comentário: