terça-feira, 27 de abril de 2010

A doutrina da Salvação - parte 5

Redenção, uma ação Divina

          Com a entrada do pecado no mundo, se tornou necessário, da parte de Dues, dá uma nova oportunidade para o homem, pois desse modo sua criação não ficaria escrava para sempre. Para isso Deus providenciou para que o homem fosse resgatado, isto é, comprado por um preço. Esse preço foi pago por Jesus, através de seu próprio sangue na cruz do calvário.
          Ao criar o homem, Deus o fez perfeito e com ele conversava cara a cara (Gn 3:8). Com a queda o homem perdeu a comunhão com Deus (Gn 3:24) e tornou-se vendido ao pecado. Foi necessário, portanto, uma ação divina para resgatar o homem do seu estado (Os 14:1) e levá-lo à condição de servo de Deus. O pecado definitivamente separou o homem de Deus (Is 59:2). Nessa situação Deus não podia contemplar o homem (Hc 1:13), mas também não podia passar por cima dessa situação, pois Ele é santo (Is 6:3). O pecado precisava ser julgado e o homem resgatado dessa triste situação (1ª Pe 3:18), para ser apresentado a Deus um novo Adão (1ª Co 15:45-47), em verdadeira novidade de vida.
          Através de Jesus, o Filho de Deus, foi realizada uma melhor e mais perfeita redenção (Hb 9:12). Ele é o Cordeiro de Deus que veio para tirar o pecado do mundo (Jo 1:29). Através de sua morte na cruz, Ele pagou o nosso preço (!ª Pe 1:18,19) e cravou no madeiro a cédula que nos era contrária (Cl 2:14), venceu Satanás e a morte (Ap 1:18), dando-nos o direito de uma vida eterna (Jo 10:28).
          Quando o homem pecou, perdeu o estado de pureza e toda a capacidade de encontrar-se com Deus (Gn 3:9-11). Sua condição de pecador lhe impediu de continuar desfrutando do Éden (Gn 3:23,24), pois passou a conhecer o bem e o mal. Afastado de Deus, o homem voltou-se para o pecado (Gn 6:5), perdendo cada vez mais sua condição espiritual diante do Senhor (Gn 8:21). Enfim, o homem não tinha condições de redimir-se, por isso foi necessária uma intervenção divina para salvar o homem (Rm 5:17). A promessa de redenção foi manifestada desde o princípio (2ª Ts 2:13), estabelecendo-se a seguinte ordem para a execução do plano: O Pai, o planejador; o Filho, como executor; e o Espírito Santo, como conservador desta grande obra pela salvação do homem (Sl 104:30). Dentro deste aspecto divino, o apóstlo Paulo mostra-nos a atuação da Trindade: "Um só Deus,e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos" (Ef 4:6).
          Em sua obra redentora, Jesus nos livrou da ira divina, por isso já não estamos mais debaixo de maldição (Gl 3:10-13). O propósito de Cristo em sua obra foi redimir e purificar para si um povo especial (Tt 2:14). Nós fomos resgatados da nossa vã maneira de viver (1ª Pe 1:18) pelo precioso sangue de Cristo, o Cordeiro imaculado de Deus (1ª Pe 1:19). Esta obra gloriosa nos foi confirmada pelo apóstolo João em sua visão na ilha de Patmos (Ap 5:9).
          Jesus manifestou-se como homem, para tirar os pecados dos homens. Isto Ele fez para realizar a grande obra de redenção, planejada antes dos tempos dos séculos. O propósito divino incluia o pagamento do resgate, o que Jesus fez de maneira gloriosa, dando seu próprio sangue na cruz. Hoje podemos nos alegrar por tão grande salvação e triunfar sobre o pecado, o mundo e Satanás, pois não estamos mais como escravos, mas somos livres no Senhor.
          Em Cristo,

                          Tarcísio Costa de Lima

Nenhum comentário: