terça-feira, 20 de abril de 2010

Todo pregador é profeta?


Esclareça-se que o dom de profecia está à disposição da Igreja do Senhor Jesus Cristo, porém, para que haja manifestação deste, faz-se necessária uma correta compreensão da doutrina dos dons espirituais e, como acontecia nas igrejas do início, pessoas aptas a serem usadas pelo Espírito Santo (1ª Co 1:7 ; At 13:1-3). Este dom é para todos os servos de Jesus Cristo (1ª Co 14:1).

Mas, e o ministério profético? Todo pregador é profeta? Claro que não! À luz da Bíblia, em certo sentido, todos os crentes devem pregar o evangelho (Mc 16:15-18). Porém, existe o pregador chamado por Deus, para servir de proclamador, arauto, como o apóstolo Paulo que exerceu um tríplice ministério: " Para o que ( digo a verdade em Cristo, não minto) fui constituido PREGADOR, e APÓSTOLO, e DOUTOR dos gentios, na fé e na verdade (1ª Tm 2:7).

Nem todos os pregadores com chamadas específicas são profetas? Correto! Uns são evangelistas. Exemplificando: " E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para EVANGELISTAS, e outros para pastores e doutores (Ef 4:11). Os pregadores-evangelistas pregam a Palavra com autoridade e têm poder de convenser seus ouvintes, porém, não são pregadores-profetas. Estes (pregadores-profetas), ao anunciarem a Palavra de Deus, transmitem mensagens proféticas específicas da parte do Senhor.

É só profeta quem prega? Bem, com exceção àqueles que são usados com o dom de profecia, que se chamam profetas no Novo Testamento (1ª Co 14:29), o segundo tipo de profeta é, na verdade, um pregador, um ministro do evangelho dado à Igreja por Deus "... para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo" (Ef 4:12,13).

O que Paulo diz em 1ª Co 14:32, quando fala que os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas? Ele fala sobre autocontrole. O Espírito Santo produz os dons sobrenaturalmente, mas não perdemos a razão nem ficamos inconscientes no momento da profecia. Por mais poderosa que seja uma mensagem profética, podemos transmití-la de maneira sóbria, pois deve haver ordem no culto coletivo (1ª Co 14:37-40).

Esses atos proféticos, intercessão profética, adoração profética, unção profética, dança profética, mover profético, não passam de modismos. Precisamos estar voltados à "simplicidade do evangelho" (2ª Co 11:3).
Em Cristo,

Tarcísio Costa de Lima

Nenhum comentário: