quinta-feira, 22 de abril de 2010

Pentecostal sim, místico jamais!

          Pois é! Sou assembleiano, batizado com o Espírito Santo, creio em milagres e tenho visto muitos milagres. Só que não concordo com esse negócio de "cair no poder", "unção do riso", "unção do leão", "unção da lagartixa" e outras aberrações que estão acontecendo no meio dito pentecostal.
          Creio na obra do Espírito Santo mediante a diversidade de dons, ministérios e operações (1ª Co 12:4-11). Enfim, sou pentecostal, mas não sou místico. Sou assembleiano, graças a Deus, desde 1995. Sei o que são cultos nos montes; conheço vigílias do reteté. Fui pastor de Igrejas em Xique-xique/Ba., Simões Filho/Ba., Conceição do Jacuipe/Ba.. Já preguei em Congressos, Convenções, Escolas de Obreiros. Já fui membro de Mesa Diretora de Convenção Estadual, já fiz parte de Comissão Disciplinar, Conselho Doutrinário. Já preguei em muitas Igrejas, em várias cidades, inclusive fora do Estado da Bahia. Conheci todo tipo de crente, dos mais frios aos mais fervorosos; desde os mais céticos até os mais fanáticos.
          Não sou um teórico, frio, gelado. Tenho plena convicção bíblica e experiencial de que o "cair no espírito" e outras manifestações que estão acontecendo em nosso meio não têm aprovação divina.
          Não consigo identificar na Bíblia Sagrada base para golpes de paletó, sopro "ungido", empurrões, uivos, rugidos, latidos, pessoas rastejando pelo chão, etc.. O "cair no poder" e outras manifestações não se coadunam com os princípios e mandamentos contidos em 1ª Co 14. Essas manifestações não edificam (1ª Co 14:12); contrapõem-se ao uso da razão, necessário num culto genuinamente pentecostal ( 1ª Co 14:15,20,32); levam os incrédulos a pensarem que os crentes estão loucos (1ª Co 14:23) e promovem desordem generalizada (1ª Co 14:26-28, 40).
          Muitos defensores dessas manifestações dizem que estão na liberdade do Espírito, porém o texto de 1ª Co 14 também não avaliza toda e qualquer manifestação. No culto genuinamente pentecostal deve haver julgamento, discernimento, análise, exame (1 Co 14:29,33). Por isso, no versículo 37, está escrito: "Se alguém cuida ser profeta ou espiritual, reconheça que essas coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor".
          Tenho observado que os ensinadores e seguidores dessas manifestações exóticas, em sua maioria, são pessoas indóceis, dispostas a humilhar e ridicularizar quem pensa diferente, ainda que tenha fundamento bíblico. Não tenho dúvidas de que o Senhor opera milagres extraordinários em nosso meio. Ele é o mesmo (Hb 13:8). Mas o que temos visto hoje são práticas viciosas e repetitivas. Jesus curou um cego com lodo que fez com a sua própria saliva, porém Ele não metodizou esse modo de dar vista aos cegos. A obra de Deus surpreende, impreciona, positivamente; deixa todos maravilhados (Lc 5:26). As falsificações são viciosas, premeditadas, propagandeadas, afim de que o milagreiro receba a glória que é exclusivamente de Deus (Is 42:8).
          Eles citam textos como 2 Cr 5:14 ; 1 Rs 8:10,11 e dizem , com a boca cheia: " os sacerdotes não resistiram a glória de Deus e caíram no poder". Que engano! Veja o que a Bíblia realmente diz: "E sucedeu que SAINDO os sacerdotes do santuário, uma nuvem encheu a Casa do Senhor. E NÃO PODIAM TER-SE EM PÉ OS SACERDOTES PARA MINISTRAR, por causa da nuvem, porque a glória do Senhor enchera a Casa do Senhor" (1 Rs 8:10,11).
          Infelizmente, a frase "não podiam ter-se em pé" tem sido entendida com o "cairam no poder". Mas ela, na verdade, denota que os sacerdotes "não puderam permanecer alí". Eles não suportaram permanecer no local ministrando! Não tinham como resistir a glória de Deus presente alí. Por isso, não permaneceram no local. Onde está escrito que eles "caíram no poder"?
          Considero importantes os milagres, mas, na hierarquização feira por Deus, a exposição da Palavra tem prioridade (1ª Co 12:28 ; Jo 10:41). Os sinais, prodígios e maravilhas devem ocorrer naturalmente. E Deus precisa estar no controle. Mas hoje há muita imitação, falsificação, misticismo no meio dito pentecostal. Cuidado! Cuidado! Cuidado!
          Em Cristo,

                          Tarcísio Costa de Lima

3 comentários:

Missionário Roque Miller disse...

Paz do Senhor amado pastor. Prefiro não comentar nada no momento. Irei estudar mais sobre isso e principalmente orar. Apenas achei muito extravagante a imagem utilizada, pois transforma o assunto em algo maligno. www.missionarioroque.blogspot.com

Tarcisio Costa de Lima disse...

A paz meu amado! Seu comentário é muito importante, mas quanto à imagem, esse é o objetivo: chamar a atenção para o assunto. Estou aberto ao diálogo.

Anônimo disse...

QUE FAMÍLIA LINDA!!!!!!!!!
DEUS CONTINUE ABENÇOANDO RICAMENTE VOCÊS.